Ivercanis 12mg Ivermectina da fabricante World Veterinária tem como componente ativo a Ivermectina, um agente ectoparasiticida. A ação da Ivermectina contra os parasitas se relaciona à inibição da motilidade do parasito. Sabe-se hoje que essa molécula se liga seletivamente com alta afinidade aos canais de íon cloreto ligados ao glutamato nos nervos e nas células musculares dos invertebrados. Esses canais podem ocorrer bem próximo aos locais ligados ao GABA (ácido yaminobutírico).
A Ivermectina assim como outras lactonas macrocílicas pode potencializar a atividade do GABA nos pontos de ligação em doses maiores. Nos artrópodes o local primário de ação é a junção mio-neural, sendo o influxo de íon cloreto fator de diminuição da resistência da membrana celular com consequência hiperpolarização do potencial de repouso das células pós-sinápticas. O resultado final é uma paralisia flácida do parasito, que perde fixação e morre. Existem também mecanismo de interferência na reprodução dos parasitos, mas isto ainda não está bem esclarecido.
Formulação
Cada comprimido contém:
Ivermectina .................................... 12,0mg
Excipiente q.s.p. ............................ 180,0mg
Apresentação
Um blister com 4 comprimidos.
Modo de usar
Administrar por via oral.
Posologia
Administrar por via oral, 1 comprimido contendo 12mg de Ivermectina, para cada 60 Kg de peso corporal, (equivalente a 0,2mg/Kg/dia), em dose única.
Em casos de infestações severas, em estágio de evolução adiantado, a dose poderá ser repetida uma ou duas vezes, com intervalos de 7 dias, a critério do Médico Veterinário, para controlar ninfas resultantes da eclosão dos ovos, não atingidos pelo tratamento inicial.
Informações adicionais
CONTRA-INDICAÇÕES: Não administrar o produto em cães da raça Collie, Pastor de Shetland, Border Collie, Old English Sheepdog, Australian Sheepherd (Pastor Australiano) e nos cruzamentos destas raças. Recomenda-se o acompanhamento rigoroso das raças Galgo Afegão, Saluki, Whippet, Greyhound e Samoyed submetidos á terapia. Há evidencias de que esses animais apresentam maior sensibilidade à Ivermectina, componente ativo do Ivercanis.
Ivercanis não é recomendado para filhotes de qualquer raça com menos de 6 semanas de vida e em cadelas em período de gestação ou lactação.