ALCORT PREDNISOLONA 20MG PARA CAES 10 COMPRIMIDOS CEPAV
INDICAÇÕES:
ALCORT 20 MG é indicado para o uso oral em cães. O produto é um antiinflamatório esteróide indicado em várias condições dermatológicas, alérgicas, oculares, otológicas e músculoesqueléticas, doenças reumáticas
Condições Dermatológicas: eczema não específico, dermatite solar, queimaduras, etc.
Condições Alérgicas: urticária aguda, dermatite alérgica, reações de hipersensibilidade à drogas, a soros e vacinas, asma brônquica, sensibilidade a pólen e a outros alérgenos.
Condições Oculares: irite, iridociclite, glaucoma secundário, uveíte e corioretinite.
Condições Otológicas: otite externa.
Condições Músculo-esqueléticas: miosite, artrite reumatóide, osteoartrite e bursite.
Condições Colágenas: lupus eritematoso sistêmico, polimiosite e dermatomiosite.
Várias outras doenças recorrentes e/ou crônicas de etiologia desconhecida tais como colite ulcerativa e nefrose.
Na insuficiência adrenal aguda, ALCORT 20 MG é eficaz devido à sua habilidade de corrigir os distúrbios do metabolismo dos carboidratos e melhorar a diurese característica da insuficiência adrenal.
GENERALIDADES:
A prednisolona exerce uma influência inibitória nos mecanismos associados aos processos inflamatórios. A permeabilidade vascular é alterada, a exsudação é diminuída e a migração das células inflamatórias é marcadamente inibida. Algumas manifestações sistêmicas tais como hipertermia e sinais de toxemia também podem ser suprimidas. Enquanto certos aspectos das alterações nas reações inflamatórias podem ser benéficas, a supressão da inflamação pode mascarar os sinais de infecção e facilitar a disseminação de microorganismos. O mecanismo de ação dos glicocorticóides se dá suprimindo a resposta tissular às agressões sofridas,unindo-se a um receptor localizado no interior do citoplasma das células. Como essas drogas atravessam facilmente as membranas lipídicas, forma-se facilmente um complexo hormônio-receptor, que se transloca para o núcleo da céluda onde se une a uma proteína solúvel. No interior do núcleo este complexo induz a síntese de RNA(m) específicos, os quais intervém na síntese protéica do genoma celular através de uma mensagem hormonal direta. Registra-se também uma alteração imediata da permeabilidade celular com aumento da captação de água, eletrólitos e aminoácidos.
POSOLOGIA E MODO DE USAR:
No controle de processos alérgicos: 0,5 mg a 1,0 mg/kg de peso corporal/dia;
Para obter imunossupressão: 4 mg/kg de peso corporal/dia.
Adose total diária pode ser dividida em várias doses com intervalos de 6 a 12 horas. A chave para o manejo terapêutico satisfatório é a individualização da dosagem com relação à severidade da doença, a duração prevista da terapia esteróide e o nível de tolerância do paciente ao medicamento.
O primeiro objetivo da terapia com corticóides é alcançar um nível satisfatório de controle com a dose mínima efetiva diária. A recomendação da dosagem acima descrita é uma sugestão da média total da dose diária e pode ser alterada de acordo com a necessidade
terapêutica , a critério do Médico Veterinário.
Tal como outros glicocorticóides, a dose diária total de ALCORT
20 MG deve ser administrada em doses iguais e divididas. A dose
inicial supressiva é obtida usualmente dentro de um período de 2 a 7
dias nos casos de doenças músculo-esqueléticas, doenças alérgicas
que afetam a pele e o trato respiratório, doenças inflamatórias do globo
ocular. Se a resposta clínica não for obtida em sete dias, deverá ser
feita uma reavaliação do caso clínico para confirmação do diagnóstico
original.
Tão logo uma resposta clínica satisfatória seja obtida, a dose diária inicial deverá ser reduzida gradativamente até que a condição clínica temporária (asma sazonal, dermatite, inflamação ocular aguda) seja resolvida ou até que seja estabelecida a dose mínima efetiva de manutenção, nos casos de condições crônicas (artrite reumatóide).
Nas condições crônicas e em especial nos quadros de artrite reumatóide, é importante que haja uma redução gradativa e paulatina.
A dose de manutenção deve ser ajustada de tempo em tempo de acordo com a flutuação da atividade da doença e o estado geral do paciente.